REUNIÃO NA CÂMARA DE SIMÕES-PI PROMOVE A INSTAURAÇÃO DO COMITÊ COMUNITÁRIO DE TRABALHO ENTRE A COMUNIDADE DE SÍTIO DAS SERRAS COM A VENTOS DE SÃO ZACARIAS

por Elvis de Macedo Vieira publicado 24/11/2023 13h55, última modificação 24/11/2023 13h55

A Câmara Municipal de Vereadores de Simões-PI foi sede nesta quarta-feira (22) de reunião para a instauração do Comitê Comunitário de Trabalho entre a comunidade de Sítio das Serras com a empresa eólica Ventos de São Zacarias (VSZ), em continuidade à proposta apresentada em audiência pública, realizada em 17 de outubro deste ano.

O encontro foi iniciado pelo vereador Francisco Ângelo, que foi escolhido como presidente do comitê. O mesmo fez a condução da reunião e recapitulou os assuntos relacionados durante a audiência pública de outubro, pontuando as propostas e objetivos do comitê. Já o diretor de Construção da VSZ, Felipe Castro, reafirmou o compromisso da empresa em buscar soluções e caminhos para todas as demandas debatidas durante a audiência anterior, apresentando resultados atualizados do que já foi realizado pela VSZ e as iniciativas em andamento.

Entre os pontos pontuados pela VSZ na reunião, destacam-se:

• Com relação às 41 plantações afetadas pela poeira, identificadas até a data da audiência pública, 40 já foram tratadas (98%).
  • Após audiência pública realizada em 17 de outubro, outras 26 demandas foram apresentadas. Destas, 08 foram conciliadas em acordo.
  • Das casas que demandam reforma, 09 já possuem acordos firmados, 56 tiveram inspeções realizadas e 34 relatórios técnicos já foram entregues para a continuação dos trabalhos.
  • Sobre as quadras poliesportivas, os trabalhos serão iniciados pela VSZ, que assumirá os trabalhos de piso, terraplanagem e arquibancadas, mediante disponibilização dos terrenos que serão doados pela prefeitura.

De forma on-line, o gestor do município, Zé Wlisses, pontuou sobre a importância da criação do comitê e sinalizou o andamento do processo de documentação dos terrenos que serão doados. "Já foram deixadas algumas documentações. Agora, o que falta é o município fazer a regularização desses terrenos e, assim, dar início ao processo de licitação", frisou.

Na oportunidade, o gestor ainda destacou o comprometimento da VSZ e a parceria com o município em contribuir com o bem-estar da comunidade no enfrentamento a crise hídrica enfrentada.

Por fim, a reunião foi concluída com a o agendamento do próximo encontro do comitê de trabalho, agendado para 12 de dezembro deste ano, às 11h, na Câmara Municipal de Simões-PI.

PRESENÇAS –

A pauta contou com a presença do presidente da câmara, Zezé Moraes; dos vereadores Enéas Lima e Francisco Ângelo; do assessor jurídico da câmara, Dr. José Luan, dos representantes da empresa VSZ; do diretor do projeto, Bruno Vasconcelos, do diretor de construção, Felipe Castro e da representante jurídica, Cibele Pispico. De forma remota, participaram ainda o prefeito municipal, José Wilson de Carvalho (Zé Wlisses) e o secretário de Administração, Edilberto Abdias. Os representantes de Sítio das Serras, apesar de terem sido convidados, optaram por não comparecer desta vez.

Fonte: APCOM • @agenciaapcom